Evolução Pokémon

A evolução é uma fase que a maioria das espécies de Pokémon passam através do crescimento e do treinamento. Com os humanos já acontece algo semelhante quando crescemos, o físico muda bastante: ficamos maiores e mais fortes. Porém as mudanças nos Pokémons são muito mais visíveis, podendo ficar muito maiores, mais fortes, mudar sua coloração e até pode mudar o tipo predominante dele. Na maioria dos casos podemos associar a evolução Pokémon com a metamorfose existente no mundo real.

A evolução Pokémon é irreversível, ou seja, depois que um Pokémon evolui, não poderá retornar a forma que estava. Professor Elm e Professor Rowan estudam o mistério da evolução e segundo a última pesquisa, cerca de 90% dos pokémons tem cadeia evolutiva de no mínimo 2 pokémons. Rowan está investigando se o processo de evolução tenha a ver com a maturidade dos pokémons, e o motivo dos pokémons lendários não evoluirem.

Nos jogos, os Pokémons só evoluem fora de combate. No anime, geralmente ocorre o contrário, eles evoluem enquanto estão em combate.

Podemos classificar três tipos diferentes de evolução: Linear, Ramificada e Mista.

A linear é quando a cadeia evolutiva do Pokémon é reta, ou seja, não se ramifica. Em outras palavras, cada Pokémon só tem uma forma de evolução posterior. Exemplo mais clássico é do Pikachu, que sua forma inicial é Pichu, que vira Pikachu até então ser Raichu.

A ramificada é quando um Pokémon apresenta mais de uma opção para evolução. O exemplo mais clássico é do Eevee, já que o mesmo pode evoluir para diferentes Pokémons: Vaporeon, Jolteon, Flareon, Espeon, Umbreon, Leafeon, Glaceon e Sylveon.

A mista é quando temos os dois tipos na cadeia evolutiva. Em outras palavras, ele tanto tem um evolução linear, que é restrita a uma opção para a evolução, enquanto em outra etapa (geralmente a última), ele tem uma evolução ramificada, onde tem mais de uma opção para evoluir. Um exemplo é o Poliwag, que só pode evoluir para Poliwhirl, e este pode evoluir tanto para Poliwrath como para Politoad.

Métodos de evolução

Para evoluir, um Pokémon precisa preencher certos requisitos, que são variáveis de cada linha evolutiva. Abaixo está a descrição de cada requisito. Note que o valor necessário também é variável para cada espécie.
  • Por experiência/nível: em outras palavras, treinando seu Pokémon para tornar-se mais experiente fará que ele alcance a evolução. O nível necessário para cada linha evolutiva é fixo, porém cada linha evolutiva tem o nível específico. Por exemplo: A linha evolutiva do Charmander, que evolui para Charmeleon no nível 16 e este para Charizard no nível 36.
  • Por troca: após trocá-lo com outro jogador, este Pokémon iniciará sua evolução automaticamente. Por exemplo: Linha evolutiva do Gastly, que evolui para Haunter no nível 25 e este para Gengar através da troca.
  • Por felicidade: conquistando seu Pokémon e fazendo-o mais feliz é a chave para essa evolução. Cada linha evolutiva requer uma intensidade diferente de felicidade dos Pokémons, uns requerem muito mais que outros. Por exemplo: Linha evolutiva do Pichu, que evolui para Pikachu quando atinge uma intensidade “x” de felicidade
  • Por pedras evolutivas: existem pedras com poderes evolutivos. Quando uma pedra é necessária para evoluir determinado Pokémon, ele precisa estar em contato desta para então evoluir. Por exemplo: Linha evolutiva do Pichu, que evolui para Pikachu por felicidade e este evoluir para Raichu com a Pedra do Trovão.

Existem fatores que complementam o processo evolutivo de alguns pokémons, ou seja, se o método de evolução primário seja por experiência, pode existir um fator que restringe este método, na qual estão dispostos abaixo:
  • Sexo: existem determinadas linhas evolutivas que o Pokémon necessariamente precisa que o Pokémon seja de um sexo para que aconteça a evolução. Por exemplo: A linha evolutiva do Combee, que evolui para Vespiqueen quando alcançar o nível 21 e necessariamente se este pokémon for do sexo feminino. Um combee macho não consegue evoluir.
  • Item: existem determinadas linhas evolutivas que o Pokémon necessariamente precisa estar usando um item para evoluir. Por exemplo: A linha evolutiva do Scyther, que evolui para Scizor durante a troca, caso o Pokémon esteja segurando o Metal Coat. Caso não esteja usando este item, após o troca ele não irá evoluir.
  • Golpe: existem determinadas linhas evolutivas que o Pokémon necessariamente precisa ter aprendido um ataque para evoluir. Por exemplo: A linha evolutiva do Aipom, que evolui para Ambipom quando sobe de nível quando este tiver aprendido Double Hit. O Aipom pode subir o quanto quiser de nível, enquanto ele não aprender Double Hit, ele não evoluirá.
  • Local: existem determinadas linhas evolutivas que o Pokémon necessariamente precisa estar em determinado local para que aconteça a evolução. Por exemplo: A linha evolutiva do Magnemite, que evolui para Magneton quando alcança o nível 25, e este evolui para Magnezone quando este sobe de nível no Mt. Coronet (em Sinnoh) ou na Chargestone Cave (em Unova)

Há casos bem especiais para determinadas linhas evolutivas:
  • Mantine: Mantyke só consegue evoluir para Mantine quando ele sobe de nível enquanto tiver um Remoraid na sua equipe.
  • Shedinja: Nincada só consegue evoluir para Ninjask, mas sua cascaça pode se tornar um novo Pokémon, Shedinja. Basta ter uma Pokébola e um espaço vago no time e Nincada virará Ninjask e será criado o Shedinja também.
  • Escavalier/Accelgor: Para evoluir Karrablast e Shelmet, é necessário trocar os dois Pokémons. Mas só vão evoluir se um treinador mandar o Karrablast e o outro Shelmet. Se um estiver segurando Everstone, nenhum dos dois evoluirá.
  • Milotic: Na III e IV geração, para o Feebas evoluir para Milotic, precisava elevar sua Beleza ao máximo. A situação mudou e agora precisa ser trocado enquanto está usando Prism Scale.
  • Slowking: No anime, se um Shelder morder o rabo de um Slowpoke, este evoluirá para Slowking. Bem diferente de como ocorre nos jogos, onde um Slowpoke precisa ser trocado enquanto segura a King’s Rock
  • Politoad: No anime, o Poliwhirl da Misty evoluiu para Politoad apenas por segurar a King’s Rock, ao invés de ter sido trocado enquanto segurava ela como acontece nos jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Xat.com