O que é Pokémon?

A palavra Pokémon deriva das palavras Pocket Monsters, em inglês, que siginifica Monstros de Bolso. É uma franquia global, uma das mais lucrativas da Nintendo. Seu sucesso é tanto que hoje existem jogos, animes, mangás, tcg (jogo de cartas), e variados produtos, baseados nestes monstrinhos. O termo então refere-se tanto aos seres Pokémon, habitantes do mundo Pokémon, quanto à franquia Pokémon.

Os Pokémons

Pokémons são seres vivos inteligentes que convivem, ou não, com os humanos. Ou seja, eles podem ser selvagens, sem nenhuma relação com os humanos, ou domesticados, treinados e criados por humanos. Suas espécies são baseadas em animais, em plantas, ou até mesmo em objetos inanimados.

Habitantes do mundo Pokémon, vivem em praticamente todo este mundo. Desde florestas, campos e estradas, a até mares, cavernas e cidades, são os lugares mais comuns de encontrar os Pokémons. Muitos pesquisadores já conseguiram catalogar muitas espécies que são de eras passadas, que vivem em outro planeta ou até mesmo de outra dimensão!

Podem ser capturados com uma Pokébola e permanecerem dentro desta, assim pertencendo ao treinador, e por meio destas Pokébolas, podem ser conjurados, podendo ser usados para ajudar seu treinador e até mesmo batalhar por estes. Mas não se preocupe, em toda cidade do mundo Pokémon tem um Centro Pokémon onde tem uma Enfermeira Joy para curar seu monstrinho de graça, então se seu Pokémon se feriu gravemente numa batalha, basta levá-lo a uma Joy que ela cuidará da vitalidade dele. As Pokébolas normalmente são guardadas no bolso do treinador, assim validando o termo Pocket Monsters. Assim, esses pequenos itens podem fazer o maior e mais pesado dos Pokémons poder viajar no bolso do seu treinador.

Um Pokémon aprende poderosos ataques para batalhar com outros. E mais, cada Pokémon possui um ou até dois tipos de elementos, assim se especializam neste(s). Por exemplo, um pokémon aquático se especializará em ataques que envolvam a água, já um pokémon voador se especializa em ataques aéreos, combinando com suas partes físicas, como o bico e as penas para as aves.

Cada pokémon possui atributos de batalha específicos para sua espécie, as quais são a base para as batalhas entre os Pokémons, como HP (a vitalidade deste), o Ataque físico (para dano a curta distância), o Ataque especial (para dano a longa distância), Defesa física (resistência a golpes físicos), Defesa especial (resistência a golpes especiais) e Velocidade (agilidade para movimentar, e decisório para decidir qual o Pokémon faz o primeiro movimento numa batalha).

O mais fascinante deles é que podem evoluir. Quando o Pokémon adquire experiência suficiente ou possui as condições para a evolução, este pode se tornar uma forma mais forte da espécie, possuindo outro nome e atributos elevados. Mas não se engane, aquele seu Pokémon que esteve sempre ao seu lado não vai sumir, a evolução é justamente ele, seus sentimentos, seus ataques… porém, em um corpo maior e evoluído, e possivelmente com seu ego ao máximo.

A franquia

A série diferencia-se das demais quanto à origem dela. Muitas séries começaram seu sucesso com o mangá, que teve adaptação para o anime e para os jogos. Com Pokémon aconteceu o inverso. Primeiro vieram os jogos, para então o anime e o mangá.

O criador Satoshi Tajiri em conjunto com Shigeru Miyamoto começaram na década de 90 a desenvolver o projeto Pokémon Red/Green. E depois de tanto trabalho, em 1996 é lançado os jogos para o Game Boy. Comparando com os jogos da época, Pokémon era muito limitado, tanto nos quesitos gráficos e sons. Entretanto, tornou-se febre instantaneamente. E assim veio o terceiro jogo da franquia, Pokémon Blue.

Em consequência, Pokémon atinge os EUA. A Game Freak vendo a popularidade de Pokémon bombando mundo afora, não perdeu tempo e providenciou um jogo baseado no anime, onde o personagem principal começaria com Pikachu e poderia adquirir Bulbasaur, Charmander e Squirtle durante sua jornada, como aconteceu com Ash Ketchum. Intitulado Pokémon Yellow, os fãs não podiam pedir outra coisa, jogar Pokémon de uma forma semelhante ao protagonista do anime.

E o tempo passou, e Pokémon continua sendo uma das franquias mais lucrativas. Estatisticamente, os jogos de Pokémon só perdem pros jogos do Mario em questão de lucro, também outra franquia da Nintendo.

Mas não pense que Pokémon continua o mesmo que foi conhecido no continente Kanto. Pokémon está na sexta geração, a qual cada “geração” teve novos jogos, novos protagonistas, novos pokémons descobertos, novo continente… A pioneira que introduziu globalmente a franquia é a da região de Kanto, com os 151 Pokémons descobertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Xat.com