O criador

Seu nome é Satoshi Tajiri. Nasceu em 28 de agosto de 1965 em Tokyo, Japão. Desde pequeno, Satoshi gostava de colecionar insetos, e assim toda vez que passeava nos bosques e florestas, procurarava novos insetos para a sua coleção. Seus amigos também gostavam de colecionar insetos, e assim eles compatilhavam seus insetos com o propósito de obterem mais.

Quando estava crescendo, mudou-se pro Centro de Tokyo, e assim seu pai queria que ele se dedicasse aos estudos. Na escola técnica, ele matava as aulas para ir jogar arcades com os amigos, o que deixava seu pai preocupado. Depois de um longo tempo, decidiu voltar para aquele lugar onde morava quando criança, e levou um susto! Os bosques e florestas não existiam mais. A urbanização havia atingido o lugar. Logo que viu a mudança, pensou nos insetos que colecionava com seus amigos e que as crianças que cresceriam ali não poderiam caçar seus insetos para colecionar.

Em 1982, Satoshi e seus amigos fundaram uma revista que falava de jogos e mangás chamada Game Freak. Satoshi se tornou uma celebridade no mundo dos video-games e foi entrevistado várias vezes em programas de televisão. Lançou dois livros, “Cap Land” e “Catch’ en at Cap Land”.

Em 1991, quando a Game Freak estava desenvolvendo jogos, Satoshi teve a inspiração de criar Pokémon. O console Game Boy era o mais popular na época, e Satoshi ficou impressionado com o Cabo Link do Game Boy, e logo imaginou que as crianças poderiam trocar seus insetos virtuais com ele. E essa foi a faísca do que estava por vir. A Nintendo se interessou pelo projeto e contratou-o.

Com a ajuda de seus amigos Ken Sugimori, que desenhou todos os personagens e os pokémons, Junichi Masuda, que cuidou dos sons do jogo e principalmente criou os ruídos de cada Pokémon, Satoshi criou o universo Pokémon.

Dentro da Nintendo, conheceu Shigeru Miyamoto, o criador de Mario, Donkey Kong e The Legend of Zelda. Shigeru se tornou um grande instrutor para o Satoshi. Vale ressaltar que os nomes de Ash e Gary no Japão são, respectivamente, Satoshi e Shigeru.

Finalmente, após 6 anos, o projeto foi concluído. Em 1997 foi lançado os primeiros jogos: Pokémon Red e Green. Sem nenhum tipo de publicidade, no final do ano foram contabilizadas incríveis 8 milhões de cópias vendidas.

Hoje, Satoshi é milionário e recebe ainda participações no lucro da Game Freak e da Nintendo. Aclamado como o gênio do Game Boy, aquele que eternizou os monstros de bolso através do Game Boy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Xat.com